Notação dos movimentos

Nos algoritmos que ensino nos vídeos sem o uso de notação, eu coloco abaixo do vídeo como seria a sequência na notação oficial. Abaixo seguem umas figuras com essa notação dos movimentos para quem quiser aprender. Com essa notação você consegue embaralhar o cubo usando geradores de embaralhamentos (scrambles) e consegue aprender novos algoritmos em diversos sites pela internet. Você tem sempre que levar em conta que o estado inicial do cubo era como ele aparece na figura escrita “Normal”, ou seja, vermelho na frente e amarelo em cima (verde na direita, azul na esquerda, laranja atrás e branco embaixo).

Pode também ler a tabela completa de algoritmos do Fridrich aqui.

Movimentos de uma face:

Notação dos movimentos

Movimentos de camadas internas:

Notação dos movimentos

Movimentos de camadas duplas (analogamente, existem os movimentos no sentido anti-horário e duas vezes como nos casos acima, por exemplo: u’ e u2). A WCA agora utiliza a letra w para esses movimentos, então u também pode ser escrito Uw, d é Dw, e assim sucessivamente:

Notação dos movimentos

Movimentos de rotação do cubo (analogamente, existem os movimentos no sentido anti-horário e duas vezes como nos casos acima, por exemplo: x’ e x2).

Notação dos movimentos

Imagens por: Hugo Veridiano

Método de Fridrich:

PDF com todos os algoritmos

10 Comentários para “Notação dos movimentos”

  1. E nos outros cubos maiores, como o 4×4, 5×5, etc. Qual é a letra correspondente a cada uma das camadas “internas”?

    1. Nos cubos maiores, coloca-se um w à direta da letra da face para indicar que vai girar mais uma face junto. Por exemplo, Rw significa girar as duas faces da direita no sentido horário. Se forem mais de duas faces, coloca ainda o número na frente da letra da face para indicar quantas faces vai girar. Por exemplo, 3Rw’ é pra girar as 3 faces da direita no sentido anti-horário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *