Notação dos movimentos

Nos algoritmos que ensino nos vídeos sem o uso de notação, eu coloco abaixo do vídeo como seria a sequência na notação oficial. Abaixo seguem umas figuras com essa notação dos movimentos para quem quiser aprender. Com essa notação você consegue embaralhar o cubo usando geradores de embaralhamentos (scrambles) e consegue aprender novos algoritmos em diversos sites pela internet. Você tem sempre que levar em conta que o estado inicial do cubo era como ele aparece na figura escrita “Normal”, ou seja, vermelho na frente e amarelo em cima (verde na direita, azul na esquerda, laranja atrás e branco embaixo).

Pode também ler a tabela completa de algoritmos do Fridrich aqui.

Movimentos de uma face:

Notação dos movimentos

Movimentos de camadas internas:

Notação dos movimentos

Movimentos de camadas duplas (analogamente, existem os movimentos no sentido anti-horário e duas vezes como nos casos acima, por exemplo: u’ e u2). A WCA agora utiliza a letra w para esses movimentos, então u também pode ser escrito Uw, d é Dw, e assim sucessivamente:

Notação dos movimentos

Movimentos de rotação do cubo (analogamente, existem os movimentos no sentido anti-horário e duas vezes como nos casos acima, por exemplo: x’ e x2).

Notação dos movimentos

Imagens por: Hugo Veridiano

Método de Fridrich:

PDF com todos os algoritmos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *