Como organizar um campeonato de Cubo Mágico?

Fique de olho nas datas dos campeonatos oficiais da WCA aqui.

Para uma competição ser oficial, basta que tenha um delegado da WCA presente e que tudo ocorra dentro das regras da WCA.

A primeira coisa a se fazer é encontrar um espaço adequado, que de preferência tenha um palco para separar os competidores do público. O palco deve ser grande o suficiente para ter aproximadamente uma mesa para cada 6 competidores inscritos, sendo 10 mesas suficientes para competições de até 100 competidores. Uma sala de aula geralmente é um lugar pequeno, mas às vezes é possível ser usada. Além disso, a temperatura ambiente precisa ser agradável e a iluminação adequada. Uma quadra de esportes geralmente tem problemas de iluminação e temperatura, mas às vezes é possível usar também.

Se você tiver um local que te pareça adequado, escreva para um dos delegados da WCA, de preferência aquele que more mais próximo ao local da competição. Os emails de todos os delegados estão no site da WCA. Envie algumas fotos do local para o delegado ter uma idéia do espaço e tente fazer uma estimativa de quantas pessoas da região poderiam comparecer à competição, sendo que recomendo que você conheça pelo menos 20 pessoas que saibam resolver o cubo e poderiam participar. Se for possível, já mande também pelo menos uma sugestão de data para a competição, sendo que a data tem que ser divulgada na Associação Mundial de Cubo Mágico (WCA) com pelo menos um mês de antecedência, recomendo que seja pelo menos 2 meses antes, mas o ideal são 4 meses, para dar tempo de fazer uma boa divulgação e o pessoal de mais longe conseguir se programar direito.

Feito isso, o delegado irá verificar se é possível ele comparecer nessa data, ou caso contrário, ele falará com os outros delegados para ver se alguém consegue. Se não tiver nenhum delegado que more muito perto da cidade da competição, é aconselhado que o organizador consiga ajudar a pagar as despesas com o transporte do delegado até o local da competição. É bom também conseguir um local para o delegado dormir, podendo ser inclusive na casa do próprio organizador par economizar com hotel.

Oficializando a competição na WCA

Quando tiver um delegado designado, você precisará enviar as seguintes informações para ele oficializar a competição:

  • Nome da competição (precisa incluir o ano da competição no final do nome. Colocar letras maiúsculas apenas na primeira letra de cada palavra);
  • Data da competição;
  • Cidade, UF;
  • Nome do local e site, se houver;
  • Endereço completo do local (com alguma especificação se necessário, como por exemplo: “auditório central”, “praça de alimentação”, “2º andar do Bloco 2”…);
  • Link para o site da competição (se não quiser, o delegado colocará as informações todas no site da WCA mesmo. É bom bolar um logotipo da competição também para colocar no site, que deve ter todas as informações do local, endereço correto, como fazer para chegar e outras informações que podem ajudar, como hotéis e restaurantes);
  • Nome do organizador (para ser organizador é preciso ter uma conta no site da WCA, se ainda não tiver, crie aqui);
  • Modalidades (as modalidades geralmente fazemos o que o pessoal mais gosta de fazer na região da competição. Se ninguém faz Square-1, ou pouca gente, então não compensa incluir. É melhor fazer mais rodadas do 3×3, por exemplo, do que colocar uma categoria que só tem 3 pessoas pra competir. Aconselho no máximo 6 modalidades por dia de competição e se a competição durar 3 dias dá pra incluir todas).
  • Cronograma (o organizador pode se basear em cronogramas de outras competições para ter uma ideia, mas o delegado irá te ajudar fazendo sugestões onde ele achar que pode melhorar);
  • Valor da inscrição, se for cobrada.

Somente quando o delegado tiver todas essas informações ele conseguirá oficializar a competição. Depois disso é só divulgar e aguardar os inscritos. Enquanto isso, os certificados de finalistas (1º, 2º e 3º colocados de cada modalidade) já podem ser feitos para não ficar para a última hora. O delegado poderá enviar um modelo para que o organizador edite de acordo com os dados da competição. Para melhor orientação dos competidores, aconselha-se imprimir cronogramas e afixá-los no local.

Preparativos e materiais

Após o encerramento das inscrições, o delegado irá gerar um arquivo com as súmulas das primeiras rodadas de todas as modalidades e outro com súmulas em branco para inscrições de última hora e como reserva. Ele irá mandar para o organizador imprimir e cortá-las (são 4 por página). Nessa hora ele poderá enviar também uma lista com o nome dos inscritos para que sejam feitos os certificados de participação (o delegado também enviará um modelo, se necessário) e crachás para os competidores. Os crachás são opcionais, mas são muito interessantes para que todos possam se conhecer melhor. Se não for possível ter conexão com a internet no local ou não tiver uma impressora, o organizador precisará avisar o delegado que pedirá a impressão de mais súmulas em branco para as rodadas finais. Caso consiga uma impressora, não se esqueça de ter folhas de papel em branco para impressão das súmulas nos dias da competição.

Além dos certificados para os 3 primeiros colocados de cada modalidade, estes podem ser premiados também com medalhas, troféus ou qualquer outro tipo de prêmio. Para os outros competidores, se for do interesse do organizador, podem ser confeccionadas camisetas do evento ou algum outro brinde como recordação.

Se for ocorrer a modalidade 3×3 em menos movimentos, será necessário imprimir algumas cópias das súmulas dessa modalidade em impressora colorida e o delegado irá também orientar o organizador para isso. Se for ocorrer a modalidade 3×3 com os olhos vendados, é preciso providenciar algumas folhas, de preferência um pouco mais grossas para que os juízes coloquem como anteparo entre o competidor e o cubo.

Para deixar tudo pronto para o dia do campeonato e não começar com atraso, o ideal é ir com o delegado um dia antes no local da competição. Lá você irá precisar de mesas (com duas cadeiras cada) para os competidores, mas o delegado dirá quantas são necessárias. Cada mesa deverá ter uma caneta e é bom ter mais algumas de reserva. Se o organizador não tiver, o delegado irá levar os cronômetros, tapetes e cronômetros de juiz necessários para a competição, assim como displays para visualização dos tempos quando possível.

Se não houver um palco no local, é bom que tenha algum tipo de separação entre o público e os competidores, como uma fita ou cordão, já que pelas regras da WCA, os espectadores devem ficar a no mínimo 1,5 m de distância dos competidores.

No local também vamos precisar de pelo menos um computador, mas o ideal seria ter 2, sendo que um precisa estar ligado à internet para entrada dos resultados, o outro é só para vermos os embaralhamentos. Se o computador for bloqueado, só precisamos que seja desbloqueado o seguinte endereço: https://live.worldcubeassociation.org/. Uma impressora ajuda muito a agilizar o trabalho, já que o programa de entrada de dados gera as súmulas preenchidas automaticamente, então vale à pena arrumar uma impressora, que pode imprimir apenas preto e branco.

Além dos computadores e da impressora, os displays ligados aos cronômetros também precisam de energia. Então são necessários alguns pontos de energia (a voltagem pode ser 110V ou 220V) para que tudo possa funcionar adequadamente. É muito importante que os fios de energia fiquem cobertos para que ninguém tropece e se machuque, por isso pedimos para providenciar algum tipo de fita para cobrir os fios no local. Se não for possível puxar energia até o local das mesas de competição, o organizador pode providenciar pilhas (8 pilhas AA por display) para que os displays funcionem.

É de grande ajuda ter uma mesa para recepção dos competidores na entrada do local, entrega dos crachás, entrega do certificado de participação, pagamento da inscrição e esclarecimento de dúvidas.

Se algum tipo de reportagem for acontecer no local, pede-se para já avisarem os repórteres que eles devem permanecer a 1,5m de distância dos competidores e não utilizarem luzes fortes no rosto dos competidores para não atrapalhar o andamento da competição, caso contrário eles poderão ser convidados a se retirar do local.

Muitos organizadores gostam de mandar fazer 1 banner grande com o nome da competição e dos patrocinadores para afixar no fundo da competição, com isso esse banner aparecerá nas fotos e vídeos. Alguns fazem também 2 banners menores no mesmo estilo, para serem afixados lateralmente e também saírem nas filmagens.

Durante a competição

O organizador deve estar sempre acessível para auxiliar o delegado no bom andamento da competição. Se o organizador tiver uma equipe para ajudá-lo, ficará mais fácil para ele cumprir as tarefas como fazer as inscrições no local e entregar os certificados, providenciar folhas e canetas quando necessário, convocar juízes e embaralhadores, ter sempre alguém disponível para digitar os dados, preencher os certificados de finalistas, organizar a premiação, etc.

Se for permitido se inscrever no dia da competição, geralmente isso é feito na mesa de recepção, por alguém designado pelo organizador. Para isso, usa-se uma súmula em branco onde será anotado o nome completo da pessoa, sexo, data de nascimento e ID na WCA caso ela já tenha participado de alguma outra competição oficial. Deve ser preenchida uma súmula dessa para cada modalidade que a pessoa for participar.

O que fazer se não for possível realizar uma competição oficial?

Uma opção é fazer uma competição não oficial primeiro, algo mais simples, mas seguindo todas as regras oficiais, embaralhamentos oficiais e tudo mais. Tirem muitas fotos e façam vários vídeos e depois mandem para um delegado para ele ter certeza que vocês estão preparados para sediar uma competição oficial.

Temos os modelos prontos de súmulas e certificados que podemos mandar para ajustarem para a competição local e imprimirem. Os cronômetros não costumam ser problema porque os próprios competidores têm e podem levar para serem usados na competição. Medalhas e camisetas não são obrigatórias, mas pelo menos os certificados para os 3 primeiros de cada modalidade e um de participação pra todo mundo é aconselhável fazer.

Quando a competição é oficial, a chance de cubistas bons aparecerem é maior e todos os resultados da competição entram para o ranking oficial da WCA. Mas uma competição não oficial pode promover o encontro dos cubistas da região e facilitar a organização de um campeonato oficial após alguns meses.

Um comentário para “Como organizar um campeonato de Cubo Mágico?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *