Raciocínio Lógico

Médio 

19) Em uma estante há 10 livros, cada um com 100 folhas. Uma traça faminta come desde a primeira folha do primeiro livro até a última folha do último livro. Quantas folhas a traça faminta comeu? 

Resolução:

Imagine que você está com um livro na mão e vai colocá-lo numa prateleira. Você está olhando para a capa do livro e ele está de pé. Então você coloca-o como de costume na prateleira, deixando o lado do livro onde está escrito o título (lombada) pra fora, de frente pra você.

Para fazer isso você tem que virar o livro e a primeira folha do livro assim com o a capa, estão do seu lado direito. A contra-capa e a última folha do livro estão do lado esquerdo. Faça isso com um livro de verdade para ver direitinho.

Fazendo isso com 10 livros, entre o primeiro e o último livro, teremos 8 livros que serão comidos (800 folhas). O último livro está do mesmo jeito que todos os livros. Assim como o primeiro, portanto sua última folha está do lado esquerdo, junto ao 9º livro. A 1ª folha do 1º livro está do lado direito junto ao 2º livro.

Então se a traça começar a comer a 1ª folha do 1º livro, em seguida vem a última folha do 2º livro. Ela come o 2º livro todo, o 3º, o 4º...até o 9º livro. Quando acabar o 9º livro, em seguida vem a última folha do 10º livro, que ela come e pára, segundo o problema.

Então fora os 8 livros do meio, ela só comeu mais 2 folhas, a 1ª do 1º livro e a última do 10º livro.

Resposta: 802 folhas.