Raciocínio Lógico

Fácil 

11) Você vai para a cama às 8h da noite e coloca seu relógio de ponteiros para despertar às 9h do outro dia. Quantas horas você dormiria, se dormisse direto? 

Resolução:

Essa pergunta é realmente para pegar agente. Você logo quer responder que dormiria 13 horas, o problema está no fato do seu relógio ser de ponteiro. A não ser que seu relógio de ponteiro seja uma daquelas maluquices que tem os números de 1 a 24, normalmente ele terá os números de 1 a 12. Se você colocar o relógio para despertar às 9 horas, o relógio não distinguirá entre 9 da manhã ou 9 da noite. Ele só sabe que será 9 horas.

Como pelo problema são 8 da noite quando você coloca o relógio pra despertar para as 9, quando chegar as 9 da noite ele despertará porque no relógio de ponteiros não tem opção de AM ou PM geralmente. Ou seja, uma hora depois.

Mas mesmo assim esse problema não foi muito feliz. Primeiro porque ele diz claramente:

"coloca seu relógio de ponteiro para despertar às 9h do outro dia"

Ao falar do outro dia você deveria considerar exatamente as 9 da manhã do outro dia, seja lá como for seu relógio. Supõe-se que esse relógio você pode programar pra despertar às 9 do outro dia, mesmo que ainda vá passar pelas 9 da noite.

Outro problema é que hoje em dia existem novos tipos de relógios de ponteiro. Existem até uns com ponteiros digitais que diferenciam entre 9 da manhã e 9 da noite. Assim como os relógios de ponteiro que possuem o dia do mês num quadradinho no visor. Esse relógio também distingue entre 9 da manhã e 9 da noite, pois ele só muda de dia depois de passar pelo 9 duas vezes. Apesar que nesse caso, geralmente, se colocar pra despertar às 9h, ele não tem a opção AM ou PM! Aqueles despertadores mais comuns hoje em dia, aqueles vendidos por vendedores ambulantes. Esses também não fazem distinção entre 9 da manhã ou da noite, a primeira vez que os ponteiros indicarem 9 horas ele tocará!

Problemas à parte, costuma-se considerar que o relógio de ponteiro não diferencia AM e PM, mas se fosse eu, não colocaria uma pergunta dessas em um vestibular por exemplo, ia causar a maior confusão!