Raciocínio Lógico

Médio 

7) Uma espécie de alga tem a sua área duplicada de um dia para o outro, levando assim 100 dias para cobrir totalmente um lago. Duas espécies da mesma alga levariam quantos dias para cobrir o mesmo lago? 

Resolução:

Esta pergunta tem uma pegadinha. Geralmente queremos fazer uma regra de três para resolvê-lo, porque ele se parece muito com os problemas de regra de três. Mas ele não é, temos que ler e compreender bem o problema para resolvê-lo.

"Uma espécie de alga tem a sua área duplicada de um dia para o outro...", isso quer dizer que quando passa 1 dia, ela duplica sua área, não importando que dia seja. Do 1º para o 2º dia ela duplica sua área, do 10º para o 11º dia ela duplica sua área e do 99º para o 100º dia ela duplica sua área.

"...levando assim 100 dias para cobrir totalmente um lago". Se ela levou 100 dias para encher um lago e ela dobra a cada dia sua área, no 99º dia ela tinha coberto metade do lago. Quando passou um dia do 99º para o 100º dia ela dobrou de área, e da metade do lago, passou a cobri-lo todo. Então sabemos que esta alga demora 99 dias para encher metade do lago.

"Duas espécies da mesma alga levariam quantos dias para cobrir o mesmo lago?" Se colocamos duas algas ao invés de uma no lago, precisamos saber quanto tempo cada uma levará para cobrir apenas metade do lago, pois como são duas, elas juntas terão coberto o lago todo quando cada uma cobrir metade do lago. E como acabamos de ver cada uma demora 99 dias para cobrir metade do lago. Então se tiverem duas algas no lago ele estará coberto em 99 dias.

Resposta: 2 espécies levariam 99 dias para cobrir o lago todo.