Próximos campeonatos:

Brasileiro (2ª etapa) - 25, 26 e 27/jul - Santos/SP

Nova Odessa - 16 e 17/ago - Nova Odessa/SP

Fortaleza Open - 23 e 24/ago - Fortaleza/CE

Mogi Open - 30 e 31/ago - Mogi das Cruzes/SP

Porto Alegre Open - 22 e 23/nov - Porto Alegre/RS

Como se inscrever num campeonato da WCA

 
 

cubosOH6x6

Quero organizar um campeonato, como faço? 

Para um campeonato ser oficial, basta que tenha um delegado da WCA (Pedro Santos ou Rafael Cinoto) presente e que tudo corra dentro das regras. O mais difícil geralmente é o espaço, que de preferência tenha um palco para ficar bem separado os competidores do público. O palco deve ser grande o suficiente para ter aproximadamente uma mesa para cada 6 competidores, sendo no máximo, 10 mesas. Aí basta ver se o espaço é suficiente para essas mesas e mais uma mesa um pouco maior para os embaralhamentos. O ideal é um anfiteatro onde tem um placo e um lugar para a platéia sentar, porque é importante separar as pessoas que estão competindo de quem está assistindo pra não atrapalhar. Uma sala de aula geralmente é um lugar pequeno. Além disso, a temperatura ambiente precisa ser agradável e a iluminação adequada. Depois de acertado o local, é necessário fazer uma página na internet, oficializar o campeonato junto à WCA e começa a divulgar. É bom bolar um logotipo do campeonato também para colocar no site, que deve ter todas as informações do local, endereço correto, como fazer para chegar e outras informações que forem necessárias, como hotéis e restaurantes.

Material para o campeonato (a quantidade de cada coisa depende de quantas pessoas participarem):
- mesas (para os competidores e juízes), pelo menos uma para cada 10 competidores;
- cadeiras (2 por mesa e mais 2 cadeiras para os embaralhadores);
- canetas;
- plásticos e cordões para crachás;
- imprimir crachás para os competidores (mandamos a lista de nomes);
- imprimir etiquetas com o nome dos competidores inscritos (os que se inscreveram com antecedência);
- imprimir súmulas de todas as modalidades (cabem 4 em cada folha e mandamos o arquivo com todas as súmulas);
- imprimir súmulas para a modalidade "menos movimentos" (1 por página e mandamos o modelo);
- imprimir certificados:
    - para os 3 primeiros colocados de cada modalidade (mandamos o arquivo com todos os certificados);
    - certificados de participação para todos os competidores (mandamos o arquivo com todos os certificados);
- dois computadores disponíveis no local da competição (embaralhamentos e resultados);
- conexão com internet para entrada de resultados;
- uma impressora disponível para imprimir súmulas das rodadas finais;
- folhas de papel de sulfite para impressão das súmulas nos dias da competição;
- medalhas/troféus de ouro, prata e bronze;
- 1 banner grande com o nome da competição e patrocinadores para afixar no fundo da competição (para sair na mídia e nos vídeos);
- 2 banners menores com o nome da competição e patrocinadores para afixar lateralmente (para sair na mídia e nos vídeos);
- cronômetros e displays para o "Stackmat" nós mesmo disponibilizamos.

Uma opção é fazer um campeonato não oficial primeiro, algo mais simples, mas seguindo todas as regras oficiais, embaralhamentos oficiais e tudo mais. Súmulas, crachás e certificados temos os modelos prontos que posso mandar para ajustarem pro campeonato local e imprimirem. Os cronômetros tipo "stackmat" não costumam ser problema porque os próprios competidores tem e levam para serem usados no campeonato. Medalhas e camisetas não são obrigatórias, mas certificados sim. Pelo menos para os 3 primeiros de cada modalidade e um de participação pra todo mundo. Quando o campeonato é oficial, a chance de cubistas bons aparecerem é maior e todos os resultados do campeonato entram para o ranking oficial da WCA.

Para oficializar o campeonato precisa de no mínimo 12 pessoas segundo o regulamento, mas o trabalho que dá talvez não vale à pena só pra 12 pessoas, então a gente procura juntar pelo menos umas 30. E a data tem que ser divulgada na WCA com pelo menos um mês de antecedência. As modalidades geralmente fazemos o que o pessoal mais gosta de fazer na região do campeonato. Se ninguém faz Square, ou pouca gente, então não compensa incluir. É melhor fazer mais rodadas do 3x3, por exemplo, do que colocar uma categoria que só tem 3 pessoas pra competir. Mas a gente pode ajudar a escolher as categorias. Se o campeonato durar 3 dias dá pra incluir todas. 

O ideal é marcar o campeonato com certa antecedência (pelo menos 3 meses) para os competidores que moram longe poderem se programar, ainda mais se for um campeonato grande, com muitos competidores (acima de 40). E de preferência marcar num feriado para podermos ter 3 dias de competição ou nas férias, que podemos pegar uma sexta e um final de semana.

Um pouco mais sobre campeonatos:

Depois de aprender a resolver o cubo, automaticamente vem a vontade de resolvê-lo cada vez mais rápido. Isso mesmo, chega a vez de aquecer seus músculos e articulações das mãos (ou dos pés, se preferir), pegar o cronômetro e enlouquecer com o tempo passando enquanto monta o cubo! Para aumentar a adrenalina e conhecer pessoas que tem a mesma loucura que você, existem os campeonatos, brasileiros e internacionais!

Leia mais...
 

SESC Santos 2010

 

Italian Open

São Paulo Open

Unesp Open