Próximos campeonatos:

Mundial de Cubo Mágico: 17-19/jul/2015 - São Paulo/SP

Uberlândia Open: 18 e 19/out - Uberlândia/MG

Joana D'Arc Open: 9/nov - São Paulo/SP

II Aracaju Open: 15, 16/nov - Aracaju/SE

Porto Alegre Open: 22 e 23/nov - Porto Alegre/RS

Pré-Mundial: 23 a 25/jan - São Paulo/SP

 

Como se inscrever num campeonato da WCA

 

cubos OH 6x6

Quero organizar um campeonato, como faço? 

Para um campeonato ser oficial, basta que tenha um delegado da WCA presente e que tudo corra dentro das regras. O mais difícil geralmente é o espaço, que de preferência tenha um palco para ficar bem separado os competidores do público. O palco deve ser grande o suficiente para ter aproximadamente uma mesa para cada 6 competidores, sendo no máximo, 10 mesas. Aí basta ver se o espaço é suficiente para essas mesas e mais uma mesa um pouco maior para os embaralhamentos. O ideal é um anfiteatro onde tem um placo e um lugar para a platéia sentar, porque é importante separar as pessoas que estão competindo de quem está assistindo pra não atrapalhar. Uma sala de aula geralmente é um lugar pequeno. Além disso, a temperatura ambiente precisa ser agradável e a iluminação adequada. Depois de acertado o local, é necessário fazer uma página na internet, oficializar o campeonato junto à WCA e começa a divulgar. É bom bolar um logotipo do campeonato também para colocar no site, que deve ter todas as informações do local, endereço correto, como fazer para chegar e outras informações que forem necessárias, como hotéis e restaurantes.

Material para o campeonato (a quantidade de cada coisa depende de quantas pessoas participarem):
- mesas (para os competidores e juízes), pelo menos uma para cada 10 competidores;
- cadeiras (2 por mesa e mais 2 cadeiras para os embaralhadores);
- canetas;
- plásticos e cordões para crachás (opcional);
- imprimir crachás para os competidores (mandamos a lista de nomes) (opcional);
- imprimir etiquetas com o nome dos competidores inscritos (os que se inscreveram com antecedência) (opcional);
- imprimir súmulas de todas as modalidades (cabem 4 em cada folha e mandamos o arquivo com todas as súmulas);
- imprimir súmulas para a modalidade "menos movimentos" (1 por página e mandamos o modelo);
- imprimir certificados:
    - para os 3 primeiros colocados de cada modalidade (mandamos o arquivo com todos os certificados);
    - certificados de participação para todos os competidores (mandamos o arquivo com todos os certificados);
- dois computadores disponíveis no local da competição (embaralhamentos e resultados);
- conexão com internet para entrada de resultados;
- uma impressora disponível para imprimir súmulas das rodadas finais;
- folhas de papel de sulfite para impressão das súmulas nos dias da competição;
- medalhas/troféus de ouro, prata e bronze (opcional);
- 1 banner grande com o nome da competição e patrocinadores para afixar no fundo da competição (para sair na mídia e nos vídeos) (opcional);
- 2 banners menores com o nome da competição e patrocinadores para afixar lateralmente (para sair na mídia e nos vídeos) (opcional);
- cronômetros e displays para o "Stackmat" nós mesmo disponibilizamos.

Uma opção é fazer um campeonato não oficial primeiro, algo mais simples, mas seguindo todas as regras oficiais, embaralhamentos oficiais e tudo mais. Súmulas, crachás e certificados temos os modelos prontos que posso mandar para ajustarem pro campeonato local e imprimirem. Os cronômetros tipo "stackmat" não costumam ser problema porque os próprios competidores tem e levam para serem usados no campeonato. Medalhas e camisetas não são obrigatórias, mas certificados sim. Pelo menos para os 3 primeiros de cada modalidade e um de participação pra todo mundo. Quando o campeonato é oficial, a chance de cubistas bons aparecerem é maior e todos os resultados do campeonato entram para o ranking oficial da WCA.

Para oficializar o campeonato precisa de no mínimo 12 pessoas segundo o regulamento, mas o trabalho que dá talvez não vale à pena só pra 12 pessoas, então a gente procura juntar pelo menos umas 30. E a data tem que ser divulgada na WCA com pelo menos um mês de antecedência. As modalidades geralmente fazemos o que o pessoal mais gosta de fazer na região do campeonato. Se ninguém faz Square, ou pouca gente, então não compensa incluir. É melhor fazer mais rodadas do 3x3, por exemplo, do que colocar uma categoria que só tem 3 pessoas pra competir. Mas a gente pode ajudar a escolher as categorias. Se o campeonato durar 3 dias dá pra incluir todas. 

O ideal é marcar o campeonato com certa antecedência (pelo menos 3 meses) para os competidores que moram longe poderem se programar, ainda mais se for um campeonato grande, com muitos competidores (acima de 40). E de preferência marcar num feriado para podermos ter 3 dias de competição ou nas férias, que podemos pegar uma sexta e um final de semana.

Um pouco mais sobre campeonatos:

Depois de aprender a resolver o cubo, automaticamente vem a vontade de resolvê-lo cada vez mais rápido. Isso mesmo, chega a vez de aquecer seus músculos e articulações das mãos (ou dos pés, se preferir), pegar o cronômetro e enlouquecer com o tempo passando enquanto monta o cubo! Para aumentar a adrenalina e conhecer pessoas que tem a mesma loucura que você, existem os campeonatos, brasileiros e internacionais!

Leia mais...

SESC Santos 2010

 

Italian Open

São Paulo Open

Unesp Open