Tutoriais para montar Cubo Mágico

Aprenda a resolver o Cubo Mágico com histórias

Sozinho é difícil montar o Cubo Mágico, mas com uma ajuda qualquer um que tenha vontade, paciência e umas 3 horas de dedicação aprende. Veja os vídeos e resolverá o cubo em menos de 5 minutos! Agora com histórias (2014).

 

Montar o Cubo Mágico mais rápido com o método básico

Se já aprendeu o método das camadas, logo vai querer montar mais rápido. Pratique bastante, e comece a aprender mais sequências de movimentos.

Aqui eu coloco algumas dessas sequências, que é o começo para quem depois vai aprender o método de Fridrich completo. Tem aqui também um vídeo que ensina a colar todos os adesivos de uma face de uma vez só!

 

Método de Fridrich para montar o Cubo Mágico

Se você já aprendeu o método das camadas pelos meus vídeos, já viu os vídeos de como resolver mais rápido e ainda não está contente, comece a aprender o método de Fridrich.

Não tenha pressa para aprender, quanto mais aprender melhor, mas não precisa ter aprendido tudo para melhorar. Você pode encontrar uma lista completa dos algoritmos para imprimir aqui.

 

Dicas avançadas do Fridrich para montar o Cubo Mágico

Não precisa ter terminado de aprender todo o método para ver esses vídeos, mas quanto mais você souber do Fridrich, mais aproveitará das dicas.

Os vídeos vão ajudar a fazer a cruz mais rápido, a mexer os dedos melhor (fingertricks), a orientar os meios da última camada enquanto coloca o último par de F2L (edge control) e como reconhecer a PLL mais rápido.

 

Resoluções comentadas pelo método Fridrich

Uma série de vídeos com resoluções pelo método Fridrich comentadas passo a passo.

Comento principalmente a parte da cruz e os pares de F2L, já que OLL e PLL são basicamente algoritmos, os quais podem ser encontrados no tutorial do Fridrich. Mas quando possível, faço algum comentário nessas partes também, se tiver outra maneira boa de fazer dependendo do ângulo, por exemplo.

 

Método ZZ para montar o Cubo Mágico

Esse método foi originalmente proposto por Zbigniew Zborowski em 2006. Parece o Fridrich (aconselho aprender ZZ se tiver uma boa base de Fridrich, mesmo sem saber todos algoritmos), mas muda bastante o primeiro passo.

Você coloca só 2 peças da cruz, mas orienta os meios também. Assim você não precisará girar o cubo, não fará F nem B (que são lentos) e quando termina as 2 primeiras camadas, a cruz de cima está pronta.

 

Método da fórmula única para montar o Cubo Mágico (F1)

Muita gente reclama que tem que aprender muita coisa pra resolver o Cubo Mágico, então desenvolvi esse método com apenas uma fórmula.

O preço dessa facilidade é que você vai demorar mais tempo para resolver. Com alguma prática, dá pra resolver em aproximadamente 2 minutos, mas se quiser menos que isso, aconselho aprender outros métodos como camadas ou Fridrich.

 

Como montar o Cubo Mágico com apenas 2 fórmulas

Se quer resolver o Cubo Mágico sem aprender muita coisa, esse é o seu tutorial! Com duas fórmulas você resolve todo o cubo. Você não vai montar o cubo rapidamente, mas será mais rápido que com o método F1.

Se quiser aprender a montar de uma maneira que possa resolver de um jeito mais rápido, aprenda o método das camadas ou o de Fridrich.

 

Cronômetro Prisma: instalação e suas principais funções

Esse cronômetro foi desenvolvido pelo meu amigo Walter Souza especialmente para quem brinca de cubo e outros quebra-cabeças semelhantes.

Aprenda a instalar, como embaralhar os quebra-cabeças, sobre as estatísticas que ele gera, personalizar cores de quebra-cabeças e as dicas que ele dá para cruz, x-cross, resolver vendado...

 

Como montar o Cubo Mágico com uma mão (3x3 OH) 

Eu sou um dos destros que prefere montar com a mão esquerda. A ideia de usar a mão esquerda é aproveitar os algoritmos que usa com as duas mãos, que geralmente usam muito R e U.

Como nunca fui muito bom em resolver o cubo com uma mão, pedi para o Carlos de Alcântara deixar eu colocar os vídeos dele aqui, já que ele tem mais habilidade que eu nisso e o pessoal fala bem desses vídeos.
 

Como montar o Cubo Mágico com os pés

Para montar o cubo com os pés, a ideia é a mesma de montar com as mãos, mas algumas coisas podem facilitar os movimentos. Depois fiz mais uns vídeos que ensinam algoritmos específicos para quem usa o método de Fridrich.

Veja os algoritmos que eu uso nessa planilha de algoritmos para os pés.
 

Tutorial pés

Como usar o TNoodle, embaralhador oficial da WCA

Saiba como baixar o TNoodle, embaralhador oficial da World Cube Association (WCA). Depois de baixar o aplicativo, veja como gerar os embaralhamentos dos diferentes quebra-cabeças oficias da Associação Mundial do Cubo Mágico.

Você poderá aprender a embaralhar os cubos 2x2, 3x3, 4x4, 5x5, 6x6 e 7x7, além do Rubik's Clock, Megaminx, Pyraminx e Square-1.
 

Como formar padrões no Cubo Mágico

Muita gente sabe fazer o padrão xadrez ou trocar apenas os centros do Cubo Mágico de lugar. Mas tem um padrão que muita gente gosta, chamado cubo em cubo (cube in cube), e que é mais complicado formar sem olhar em alguma sequência de movimentos ou sem pensar bastante.

Veja uma maneira fácil de lembrar como formar esse padrão.

 

Cubo mágico para deficientes visuais e para surdos

Ao ver um vídeo de um campeonato de Cubo Mágico na Indonésia (Jakarta Ceria Open 2010) onde vários competidores eram deficientes visuais, eu quis ensinar um deficiente visual a resolver o Cubo Mágico.

Veja como adaptar um Cubo Mágico para deficientes visuais e um vídeo de como resolver o Cubo Mágico em libras (para surdos) do canal "Olhos Caros".

 

Como montar o 2x2: por camadas e Guimond

Primeiro um vídeo pra resolver o Cubo Mágico 2x2 pelo método de camadas, como no 3x3. Depois explico o método de Guimond para conseguir resolver o 2x2 mais rápido, aprendendo alguns algoritmos simples.

Há métodos ainda mais rápidos para resolver o 2x2, mas precisará aprender muito mais coisas. Só não queira ser um recordista com esse método.

 

Como montar o Cubo Mágico 4x4x4

Nesses vídeos explico o método de redução e o método Yau. Recomendo aprender redução primeiro, depois aprenderá o Yau em 5 minutos.

Nos cubos maiores, primeiro você precisa transofrmá-los num cubo 3x3 e depois pode aplicar o método que você usa no 3x3. Nos cubos de ordem par (2x2, 4x4, 6x6, ...) há alguns casos que não acontecem no 3x3 (paridades).

 

Como montar o Cubo Mágico 5x5x5

É assim que eu resolvo o 5x5. A ideia é a mesma do 4x4, mas tem mais algumas coisas pra aprender. As partes mais difíceis são os dois últimos centros e os dois últimos meios, mas coloquei todos os casos nos vídeos.

Primeiro também tem que transformá-lo num cubo 3x3 e depois aplicar o mesmo método que usa no 3x3. Pelo menos não há paridade no 5x5.

 

Como modificar, montar e resolver o Cubo Mágico 6x6x6

O 6x6 da V-cube é uma decepção, mas com algumas dicas ele fica até aceitável, então veja como melhorar o seu.

Pra resolver o 6x6, você não precisa saber nada novo além do que já sabia no 3x3, 4x4 e 5x5. Mas gravei alguns vídeos para explicar melhor como usar o que você já sabe. É bom saber resolver esses menores antes de tentar o 6x6.

 

Como montar o Cubo Mágico 7x7x7

Se você já sabe resolver o 5x5, não precisa nada novo para resolver o 7x7, mas algumas coisas do 5x5 não são tão fáceis de se enxergar no 7x7. Aconselho que você saiba resolver principalmente o 5x5 antes de tentar resolver o 7x7. 

Coloquei também uma série de vídeos de resolução do 7x7 comentada por Gustavo Franck, um dos melhores do mundo nessa modalidade. 

 

Como montar o Cubo Mágico Super 3x3x3

O super 3x3 é um Cubo Mágico com um círculo em duas faces opostas, dividindo suas peças em duas partes, sendo que a parte de dentro do círculo não gira.

Você usará coisas que usa no 3x3 e na resolução vendado, por isso espero que saiba resolver o 3x3, mas eu explico as coisas do vendado nos vídeos.

 

Como montar o Cubo Mágico Crazy Júpiter 3x3x3

No Júpiter, em uma das faces ao girá-la, o círculo central fica fixo e não gira com a face, o que causa uma dificuldade maior.

Espero que ao ver esse vídeo você já saiba resolver um Cubo Mágico 3x3 e por isso não me atenho muito nas explicações do que já deve saber sobre o 3x3. Qualquer coisa, vá para o tutorial do 3x3.

 

Como montar o Cubo Mágico Crazy Urano 3x3x3

No Urano, em duas faces adjacentes, ao girá-las o círculo central fica fixo e não gira com a face, o que causa uma dificuldade maior do que no Júpiter.

Espero que ao ver esse vídeo você já saiba resolver um Cubo Mágico 3x3 e por isso não me atenho muito nas explicações do que já deve saber sobre o 3x3. Se já souber resolver o Júpiter, pode ajudar também.

 

Como montar o Cubo Mágico Crazy Saturno 3x3x3

Neste quebra-cabeça você também tem duas faces com o círculo central fixo, mas essas faces são opostas. Essa pequena diferença muda a dificuldade do quebra-cabeça, e na minha opinião, ele é bem mais difícil.

Mostro como eu consegui resolver o Saturno. Deve haver outras maneiras, mas eu consegui assim e achei fácil para ensinar desse jeito.

 

Como montar o Cubo Mágico Crazy Vênus 3x3x3

O Crazy Vênus é bem mais complicado do que os 3 planetas anteriores (Júpiter, Urano e Saturno). Ele tem quatro faces em que ao girá-las, o círculo central fica fixo e não giram com a face.

Esse jeito que descobri achei simples pra aprender por não ter que saber muita coisa. Espero que saiba resolver o cubo 3x3 pra aprender esse.

 

Como montar o Pyraminx

Se você já sabe montar o 3x3, não é difícil montar o Pyraminx sozinho, por isso recomendo você tentar essa proeza antes de ver o tutorial.

Primeiro tem os vídeos de como eu aprendi a montar e depois tem os vídeos do método Keyhole que também é bem simples, dá pra resolver bem mais rápido. Agradeço ao Felipe da Cruz pelos vídeos.

 

Como montar o Bandaged Pyraminx

Acha o Pyraminx simples de resolver? Restrinja seus movimentos colando uma peça na outra. Faça isso com dois pares de peças e terá esse Bandaged. Você consegue resolvê-lo usando coisas do Pyraminx, mas quebrará mais a cabeça.

Mostro uma maneira de resolver esse quebra-cabeça usando coisas que você já sabe do Pyraminx, então precisa saber montar o Pyraminx antes.

 

Como montar o Vulcano

Se gosta do Pyraminx vai gostar do Vulcano. Eles são muito parecidos e você pode resolver esse usando apenas coisas que usa no Pyraminx. Como são parecidos, é bom que saiba resolver o Pyraminx primeiro.

Coloquei todos os casos (espero que sejam todos!) da última parte de uma maneira que achei simples porque eu perdia muito tempo em alguns deles.

 

Como montar o Professor Pyraminx

Mais um quebra-cabeça que assusta só de ver a quantidade de peças que tem. Sozinho, provavelmente vai demorar para descobrir uma solução. Veja uma maneira até simples de resolvê-lo com poucos algoritmos curtos.

Espero que saiba resolver um Pyraminx antes de tentar esse aqui porque não explico com detalhes as coisas do Pyraminx.

 

Como montar o Megaminx

O megaminx é um dodecaedro regular, um dos sólidos platônicos. Ele chama muita atenção quando visto pela primeira vez pela quantidade de cores e peças, fazendo-o parecer muito difícil de montar.

Mostro uma maneira simples para aprender, com poucos algoritmos. Com isso, você não vai ser nenhum recordista, mas vai poder resolvê-lo em um tempo até pequeno.

 

Como montar o Gigaminx

E você achava o Megaminx um monstro de quebra-cabeça, não é? E não é que conseguiram piorar?

Para resolvê-lo, parece o Megaminx, mas só saber montar o Megaminx não basta, você precisa saber mais algumas coisas, como por exemplo, saber resolver o 5x5.

 

Como montar o Tuttminx

32 faces! Esse é o quebra-cabeça com o maior número de faces que já vi. Dá muito trabalho resolvê-lo porque tem muita peça, muitas cores são parecidas e precisa saber coisas que não usa em outros quebra-cabeças.

Nesses vídeos dou algumas dicas, principalmente para a parte final que é a mais complicada por causa dos movimentos limitados das faces hexagonais.

 

Como montar o Square-1

Eu considero o Square-1 o quebra-cabeça mais difícil de se apender depois de ter aprendido o 3x3. Isso porque ele é totalmente diferente e quase nada do que você sabe sobre outros quebra-cabeças se aplica nele.

Depois vai ver que não é tão complicado resolvê-lo e é muito interessante pelas formas que ele pode tomar.

 

Como montar o Super Square-1

Se o Square-1 é o quebra-cabeça mais difícil de se apender, o Super Square-1 é pior ainda. Você não precisa aprender nada novo, além do Square-1, mas é muito fácil se perder no meio dos algoritmos.

Só mostro como eu resolvo, não me atenho aos algoritmos porque são todos do Square-1, espero que saiba resolver o Square-1 antes.

 

Como montar o Super Square-1 Star Prisma

O Star Prisma parece com o Super Square-1, mas a sua resolução se parece mais com a do cilindro mágico, ou seja, com apenas dois algoritmos você resolve o quebra-cabeça todo.

Explico os algoritmos que uso para resolvê-lo, mas cuidado pra não se perder no meio do algoritmo...

 

Como montar o Square-2

Se o Square-1 é o mais difícil de aprender, imagina o Square-2! Se souber montar o Square-1, não precisa aprender nada novo pra montar o Square-2. Só a primeira parte é um pouco diferente, mas é mais intuitiva. Depois que conseguir transformá-lo num Square-1, o resto é parecido.

Se ainda não sabe montar o Square-1, nem assista esses vídeos, primeiro aprenda o Square-1 para depois aprender esse.

 

Como montar o Cubo Mágico Mirror Blocks

A aparência dele embaralhado é de assustar, mas as aparências realmente enganam nesse caso porque se você já sabe resolver o Cubo Mágico 3x3, pode usar exatamente o mesmo método!

Como é o mesmo método do 3x3, você precisa saber montar o Cubo Mágico primeiro para aprender com esse vídeo.

 

Como montar o Void Cube

O Void Cube (cubo 3x3x3 com os centros vazados) pode ser resolvido como o cubo 3x3x3 tradicional, mas na última camada pode precisar trocar duas peças de lugar.

Vamos ver aqui como resolver isso: a paridade. Esse algoritmo no cubo 3x3x3 troca 4 centros, mas no Void não afeta em nada já que os centros são iguais.

 

Como montar o Void Cube meios (Edges only)

Fabricado pela LanLan, o void cube meios (também já o vi com o nome de hollow cube) funciona como um void cube, mas apenas com os meios, como o nome sugere.

Na verdade esse quebra-cabeça é mais fácil que o void por não ter a paridade daquele. Então basta saber arrumar os meios do 3x3 que conseguirá montar esse. Se juntar o void meios com o 2x2 você terá um 3x3!

 

Como montar o Blade

O Blade é um quebra-cabeça sensacional, pela simplicidade da ideia, pela dificuldade na resolução e pela beleza das suas peças. Basta saber resolver um Cubo Mágico com figuras que, teoricamente, você consegue resolvê-lo.

Entretanto não é tão fácil quanto parece, quem já tentou sabe disso, porque apesar de semelhante, a diferença de formato das peças confunde muito.

 

Como montar o Pyramorphinx 

Esse Pyramorphinx todos acham que é fácil, assim como acham que o 2x2 é pra crianças. E ele não se parece com o 2x2 só por isso, seu mecanismo é exatamente igual ao de um 2x2!

Assim como os quebra-cabeças que são 3x3 disfarçados, esse é um 2x2 disfarçado e a dificuldade está na diferença das peças dele para as peças do 2x2. Na hora que aplicar os algortimos vai ver que isso confunde muito.

 

Como montar o Stella Octangula (octaedro estelar)

Um quebra-cabeça muito bonito e que confunde bastante pelo formato. Assim como o Pyramorphinx, ele é um 2x2 disfarçado, mas o formato das peças atrapalha muito mesmo pra quem resolve o 2x2 com facilidade.

Veja como identificar as peças e resolver o Stella usando uma das maneiras que achei boa para aprender, usando apenas coisas que usa no 2x2.

 

Como montar o Master Pyramorphinx 

O Master Pyramorphinx parece muito com um Pyraminx, mas se você o embaralhar, verá que ele muda de forma e aí a coisa complica muito, ou pelo menos parece que complica.

Sua resolução é como a do Blade, basta saber resolver o cubo 3x3 com figuras. Mas os diferentes formatos das peças complicam a resolução.

 

Como montar o Jewel

Esse quebra-cabeça parece difícil, mas verá que ele é muito semelhante ao Octaedro "Corner Turning", com exceção das 6 pontas que foram retiradas e viraram quadrados.

Faço um exemplo de resolução para que possa ver como a solução é idêntica. Tendo alguma dificuldade, vejo o vídeo do "Corner Turning".

 

Como montar o Octaedro "Corner Turning"

O "corner turning" tem a mesma aparência do "face turning", porém a sua resolução é completamente diferente e mais simples. Se você sabe resolver o Pyraminx, deve conseguir resolver esse aqui também.

Vai perceber que esse quebra-cabeça é mais simples que o Cubo Mágico 3x3, por isso acho interessante tentar resolvê-lo sozinho.

 

Como montar o Octaedro "Face Turning"

Apesar de por fora ser idêntico ao octaedro "corner turning", esse quebra-cabeça vai te dar muito mais trabalho. Se souber resolver o Master Skewb, não terá tanta dificuldade.

O modo de resolução que apresento utiliza conhecimentos do Rex e Master Skewb. Há outras soluções e pode ser interessante buscá-las.

 

Como montar o Octaedro Diamond

A primeira vez que peguei esse quebra-cabeça achei que seria mais simples. Não sei se todos têm essa impressão, mas ele parece fácil de resolver, porém não é bem assim. Se você souber resolver o Skewb ultimate, vai achar esse aqui até mais fácil.

Mostro uma maneira simples de se aprender a resolver esse quebra-cabeça, usando as mesmas coisas que uso no Skewb e Skeb ultimate.
 

Como montar o Rugby

Se sabe resolver o Octaedro Diamond, este quebra-cabeça é bem simples. Você pode usar as mesmas coisas do Octaedro Diamond, mas como algumas peças têm apenas uma cor, ele fica mais fácil que o Octaedro Diamond.

Mostro aqui como fazer para resolver esse quebra-cabeça sabendo apenas uma sequência de movimentos, que também mostro no vídeo do Octaedro Diamond.
 

Como montar o Octaedro Trajber 3x3

Pode não parecer, mas esse é outro 3x3 disfarçado. Ele lembra o UFO, pelo formato e pela forma de resolver. É um pouco complicado identificar as peças, mas depois disso fica tranquilo resolvê-lo.

Acho esse um dos 3x3 disfarçados mais simples, mas algumas situações acabam deixando-o mais interessante do que o 3x3.

 

Como montar o Octaedro Trajber 4x4

Um dos quebra-cabeças mais inteligentes e desafiadores que já vi. É um 4x4 disfarçado, mas além de ter que identificar as peças, você ainda terá trabalho com os centros, pois eles têm um lugar certo para ficar.

Tentei ensinar um jeito que você não precise aprender muito mais do que usa no 4x4, somente com algumas coisas do 4x4 vendado a mais já resolve.

 

Como montar o Dodecaedro Rômbico

Se nunca montou o Trajber 4x4, vai sair do sério com esse aqui, mas se sabe resolver o Trajber 4x4, provavelmente conseguirá resolver esse aqui. Ele só tem uma complicação que é as cores terem uma ordem certa.

Você verá como saber onde ficam as cores e explico como juntar as peças. Se tiver dificuldades, principalmente na hora de juntar os meios, assista o vídeo do Trajber 4x4 que é muito parecido.

 

Como montar o Dodecaedro meios da LanLan

Ele não é tão difícil quanto parece. Esse quebra-cabeça funciona exatamente como um cubo 4x4, mas é mais simples porque os centros têm todos a mesma cor, então é como se os centros já estivessem resolvidos.

Espero que saiba resolver o 4x4 antes de resolver esse quebra-cabeça. Se não souber, pode assistir esse vídeo e tirar as dúvidas nos vídeos do 4x4.

 

Como montar o Fisher Cube

Uma das mais antigas variações do cubo 3x3, tem sua provável data de invenção por Tony Fisher em 1985. Usa o mecanismo do Cubo Mágico, mas os cortes diferentes deixam suas peças diferentes.

Verá como resolvê-lo usando apenas coisas do 3x3 e os algoritmos de girar os centros do cubo com figuras, assim recomendo saber montar o 3x3.

 

Como montar o QJ Ultimate

Um dodecaedro regular, que parece de difícil solução, mas por incrível que pareça é apenas uma variação do cubo 3x3, com a dificuldade de você ter que girar os centros no final para acertá-los.

Você verá como resolvê-lo usando coisas do 3x3, basta apenas saber identificar as peças e saber os algoritmos para girar os centros.

 

Como montar o Octaedro UFO

Esse octaedro chamado UFO é mais um 3x3 disfarçado, e nesse caso disfarçado de disco voador! O difícil dele é identificar as peças, mas sua resolução é como a do Blade e do Master Pyramorphinx, basta saber resolver o cubo 3x3 e saber girar os centros também.

Mostro no vídeo como identificar as peças do 3x3 no UFO, mas espero que você saiba resolver o cubo com figuras antes de assistir o vídeo.

 

Como montar o Tank Diamond 

O Tank Diamond tem 14 faces e depois de embaralhado dá medo. Porém é mais um da série 3x3 disfarçados. Pelo menos nesse, os centros do 3x3 são fáceis de identificar porque são quadrados também.

Veja como identificar os meios e cantos para aplicar o método que usa no 3x3, então espero que que saiba resolver o Cubo Mágico para ver esse vídeo.

 

Como montar o Stone 

Esse quebra-cabeça embaralhado não se parece com nada, lembra um pouco o Blade e o Shield. Para resolvê-lo, basta saber resolver o cubo 3x3 com figuras, mas não é tão simples assim.

Mostro no vídeo como achar as peças análogas ao 3x3 no Stone e espero que saiba resolver o Cubo Mágico antes de assistir a esse vídeo.

 

Como montar o Shield 

Difícil acreditar que esse quebra-cabeça possa ser resolvido como um cubo 3x3. Ele tem 8 faces, é maior que um 3x3 e parece que tem muito mais peças. Mas ele é mais um da família do Blade e do Stone.

Se sabe resolver o Cubo Mágico, veja como identificar as peças do 3x3 no Shield. Só precisa saber girar os centros, como no cubo com figuras.

 

Como montar o Galma

Outro 3x3 modificado, quando embaralhado toma formas bem esquisitas. Para resolvê-lo, basta saber resolver o cubo 3x3 com figuras.

Espero que que saiba resolver o Cubo Mágico para ver o vídeo, onde mostro como identificar as peças análogas ao 3x3 e como resolver o caso que parece uma paridade, que não acontece no 3x3.

 

Como montar o Dodecaedro Diamond

Constrói-se esse quebra-cabeça a partir de um 3x3, fazendo cortes em suas faces. Se colocá-lo ao lado de um 3x3, verá que eles têm o mesmo tamanho.

Também chamado Hexagonal Dipyramid da marca DianSheng, ele é outro 3x3 disfarçado. Você pode resolvê-lo apenas com as coisas que usa pra resolver o 3x3 também.

 

Como montar o Dayan Bermuda (Red House)

Ele parece um 3x3 modificado, mas esse quebra-cabeça é um pouco mais complicado, apesar de conseguir resolvê-lo usando somente coisas do 3x3x3 também. Nesse caso, vai precisar pensar bastante no que usar, porque ele tem uma peça que bloqueia os movimentos.

Descobri duas formas de resolvê-lo e decidi explicar as duas. Elas são semelhantes, mas acho que vale à pena tentar as duas.

 

Como montar o Gear Cube

Um dos cubos mais bonitos que já vi, ele chama muita atenção quando você brinca com ele. Mas também é um dos mais fáceis para resolver.

Chamado de Gear Cube (gear de engrenagem em inglês) ele se parece com um cubo 3x3, mas tem seus movimentos limitados em giros duplos (180°), o que dificulta a execução dos algoritmos que já conhece.

 

Como montar o Dino Cube

Este é um quebra-cabeça que parece vários. Quando você olha pra ele, parece que é um 3x3 só com os meios. O jeito de girar suas peças é como o helicopter, mas é muito mais simples que ele para resolver.

Mas ele é muito simples de resolver, lembra movimentos do Pyraminx e no final parece o rainbow, que se resolve sem você perceber.

 

Como montar o Helicopter

Quer um quebra-cabeça diferente de todos que conhece? Tem a forma de um cubo, mas seus movimentos são limitados e se fizer um movimento pela metade, pode desconfigurar o formato de cubo ("jumbling").

Procurei outros tutoriais, mas não achei nada que explique como resolver o problema do "jumbling" direito, então coloquei o jeito que eu consegui.

 

Como montar o Skewb

O Skewb é um cubo com umas diagonais cortadas que quando você faz qualquer movimento nele, metade do cubo se move. Quem já tentou resolver deve ter achado bem difícil porque qualquer movimento já bagunça tudo!

Existem outros métodos de resolução, mas ele pode ser resolvido com apenas um algoritmo, que é como eu explico nos vídeos a seguir.

 

Como montar o Skewb Ultimate

No início pode não parecer, mas ele é muito parecido com o Skewb, como era de se esperar pelo nome. Ele tem 12 faces (dodecaedro) como o megaminx, mas quando você faz um movimento, você mexe metade do quebra-cabeça.

Para facilitar o aprendizado, coloquei aqui um método de resolver bem parecido com o do Skewb. Você não precisa aprender nada novo, mas tem uma parte no final que uma dica ajuda bastante.

 

Como montar o Rex cube

Se você já cansou do Skewb e do Skewb ultimate, tente esse aqui que é muito pior. Você usa algumas coisas do Skewb e do Pyraminx, mas precisa ter muita criatividade.

Do jeito que eu monto, você usa um algoritmo do Pyraminx, um do Skewb e terá que aprender coisas novas para os meios e as orelhas.

 

Como montar o Dino Skewb

Muito divertido esse quebra-cabeça. Você precisa saber poucas coisas, que ensino no primeiro vídeo.

Adaptei comutadores que já usei no Rex Cube, no Master Skewb e no Octaedro Face Turning. Alguns setups podem dar mais trabalho, mas quando pega o jeito fica fácil.

 

Como montar o Master Skewb

Um dos quebra-cabeças mais difíceis que já tentei montar. Ele tem muitas peças, cada movimento que você faz bagunça muita coisa e às vezes você está no final, erra alguma coisa e aí dá o maior trabalho pra recomeçar.

Poderá resolvê-lo basicamente com dois algoritmos, além dos que eu ensino para resolver o Skewb. Então deve assistir o tutorial do Skewb primeiro.

 

Como montar o Rainbow

Com 14 faces, ele só perde para o Tuttminx que tem 32. Entretanto, ele é fácil de resolver e arrisco até a dizer que alguém que não saiba montar o 3x3 consiga resolvê-lo se pensar um pouco.

Com as dicas que mostro aqui, verá como é fácil resolvê-lo. Geralmente no final você tem uma surpresa porque ele fica pronto de repente!

 

Como resolver a Rainbow Ball

Esse bonito quebra-cabeça é bem fácil de resolver e provavelmente você consiga sozinho.

Mostro aqui algumas ideias básicas para resolvê-lo, mais para as pessoas conhecerem com ele funciona antes de comprar porque a solução é bem tranquila mesmo. Ótimo brinquedo para crianças mais novas.

 

Como montar o Brain Twist

Um dos quebra-cabeças mais bonitos que já vi, muito colorido e com um mecanismo único. Sua solução não é tão complicada quanto parece.

Nesses vídeos você verá como chegar nas duas soluções possíveis: com uma face de cada cor e com um vértice de cada cor. Mostro também como ir facilmente de uma solução a outra.

 

Como montar o 2x2 cabeça do Homer Simpson

Assim como o globo terrestre, esse quebra-cabeça com o formato da cabeça do Homer Simpson é um 2x2 com as peças disfarçadas. Você só precisa saber resolver um cubo 2x2 e ter muita paicência.

O grande problema desse quebra-cabeça, como todos os cubos disfarçados, é identificar que peça é equivalente a qual no 2x2 para poder executar os movimentos que você já conhece.

 

Como montar o Globo

O nome original desse quebra-cabeça é Rubik's World. Apesar do seu formato de esfera, sua estrutura é análoga ao cubo 2x2, então você pode resolvê-lo da mesma forma que o 2x2, mas é difícil de identificar as peças.

Dou algumas dicas de como resolvê-lo, mas nada diferente do que você já sabe se já resolve o 2x2x2.

 

Como montar o Cubo Mágico de madeira

Muita gente já se deparou com esse quebra-cabeça formado por 27 cubinhos unidos por uma corda e que no final formam um cubo 3x3x3.

Aqui mostro um jeito simples de montá-lo. Você também pode montá-lo pela outra ponta, mas é pior porque o final é quase impossível de descobrir. E normalmente começamos a montar pela ponta mais difícil...

 

Como montar o cilindro mágico com 2 camadas

Esse quebra-cabeça em formato de cilindro parece até simples, lembra o 3x3x2, mas é mais complicado do que parece porque cada movimento embaralha metade das 12 peças por vez.

Eu testei alguns algoritmos e acabei encontrando esse que eu mostro no vídeo, mas deve existir outras maneiras para resolver mais rápido.

 

Como resolver os Anéis Húngaros

Esse quebra-cabeça parece bem simples de resolver porque seu funcionamento é realmente simples. Porém, apesar de ser muito fácil mexer suas peças e embaralhá-lo, é difícil resolvê-lo.

A grande dificuldade são as últimas bolinhas. Mas mostro no vídeo principalmente um jeito de trocar justamente as últimas bolinhas, onde geralmente o pessoal desiste.

 

Como montar o IQ Ball - Hungarian Globe

Veja esse tutorial da O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  de como resolver o IQ Ball - Hungarian Globe, um quebra-cabeça bem diferente e que parece muito difícil.

A Rafaela fez um vídeo bem detalhado e bem explicado. Pedi autorização pra ela para colocar aqui no meu site porque achei bem didático e não tenho esse quebra-cabeça, espero que gostem também.

 

Como montar o Rubik's UFO

Parece simples, mas esse é um dos quebra-cabeças mais complicados que já mexi, um pouco por conta de seu mecanismo que enrosca muito.

Primeiro resolve a parte de baixo de uma maneira simples, depois precisa usar o mesmo algoritmo do cilindro mágico. Se precisar, assista o vídeo do cilindro mágico para entender melhor.

 

Como montar o Floppy e o Super Floppy (3x3x1)

O Floppy e o Super Floppy têm apenas uma camada de um Cubo Mágico tradicional 3x3x3. Eles são fáceis de resolver e qualquer pessoa que tente durante algum tempo consegue resolvê-lo.

Explico como eles funcionam e as diferenças entre eles. O Super Floppy é mais interessante, se tiver que escolher um, compre o super.

 

Como montar o 3x3x2

O 3x3x2 tem apenas duas camadas de um Cubo Mágico tradicional 3x3, a primeira e a última. Mas infelizmente não dá pra usar as técnicas do cubo 3x3 para montar essas duas camadas porque os movimentos são limitados.

Você aprenderá a montá-lo usando algoritmos do 3x3x4, então se tiver dúvidas, pode assistir os vídeos do 3x3x4 (que gravei primeiro) que podem ajudar.

 

Como montar o 3x3x2 crazy

Depois de aprender a resolver o 3x3x2, esse aqui é o próximo desafio. Ele tem uns movimentos diferentes, que não são possíveis no 3x3x2 comum e os círculos nas faces opostas criam uma dificuldade bem maior.

Mostro como usar o que sabe do 3x3x2 para montar o 3x3x2 crazy, então espero que saiba montar o 3x3x2 antes de aprender a resolver o crazy.

 

Como montar o 3x3x4

O 3x3x4 é como se fosse um Cubo Mágico com uma camada a mais! Por ter um dos lados maior, você não consegue fazer qualquer tipo de movimento e isso é o que atrapalha tudo.

Com algumas dicas que passo aqui, você conseguirá montá-lo usando algoritmos não muito longos. Só precisa ter um pouco de paciência...

 

Como montar o 3x3x6

Aumentando mais um pouco, o 3x3x6 é como se fossem dois cubos mágicos empilhados um em cima do outro. Seus movimentos são limitados como no 3x3x4 e no 3x3x2.

Por ser parecido com o 3x3x4 e 3x3x2, pode usar tudo o que sabe neles que vai conseguir resolver esse também, só vai demorar mais.

 

Como montar o 2x2x1

É quase piada fazer um tutorial pra esse quebra-cabeça. É tão fácil de montar que fica difícil até embaralhar.

Esse vídeo é mais para mostrar como ele funciona, porque ninguém tem dificuldade em montá-lo, já que ele tem apenas algumas posições possíveis e girando aleatoriamente suas peças, logo você o resolve.

 

Como montar o Rubik's Slim Tower 2x2x3 

Esse quebra-cabeça também é conhecido como Rubik's Slim Tower porque é uma torre, mas é mais fina que a torre 2x2x4. Eu ensino de um jeito que pode usar algoritmos dos quebra-cabeças 3x3x2 e 3x3x4.

Achei esse um dos quebra-cabeças mais simples de resolver, então acho legal tentar resolvê-lo sozinho. Se quiser, pode olhar também pelo menos os vídeos do 3x3x2.

 

Como montar o Rubik's Tower 2x2x4

O 2x2x4 (Rubik's Tower) é um quebra-cabeça que se assemelha a um 2x2x2 nas peças centrais. Depois pode usar algoritmos do 2x2x3 ou do 3x3x4 para resolver o que falta.

Veja um exemplo de resolução e algumas dicas. Se nunca brincou com um 2x2x3 ou um 3x3x4, é melhor dar uma olhada nesses vídeos antes.

 

Como montar o 3x3x5 torre

Ao encontrar esse quebra-cabeça embaralhado, você achará impossível resolvê-lo. Não dá pra ter nem ideia do que é para se fazer porque ele adquire umas formas muito estranhas.

Seu mecanismo funciona como o de um 3x3, então basta aprender a identificar as peças e vai resolvê-lo apenas usando o que sabe do 3x3.

 

Como montar o cubo 3x3x5

No 3x3x5 há uma camada a mais nas camadas de cima e na de baixo, obtidas dividindo-as em duas. Deve tomar cuidado no final porque os algoritmos afetarão as duas pequenas camadas de cima.

Mostro aqui o método que uso pra resolver esse quebra-cabeça, utilizando somente algoritmos do 3x3 que você já deve saber.

 

Como montar o cubo 3x3x7

Você pode resolvê-lo usando os mesmos algoritmos utilizados no 3x3x5. Só que nesse você tem duas camadas a mais na parte de cima e na de baixo, então precisa fazer as coisas que faz no 3x3x5 duas vezes.

Pela semelhança, apenas mostro as ideias de como resolvê-lo fazendo referência ao 3x3x5. Por isso, sugiro assistir os vídeos do 3x3x5 antes.

 

Como construir e montar o Siamês tipo 1

Com dois cubos 3x3 você consegue construir esse quebra-cabeça chamado de siamês. Ele não é tão simples de resolver porque alguns movimentos do 3x3 não são possíveis.

Eu ensino como construir um desses e depois ensino uma maneira de resolvê-lo se você desistiu de tentar. Há um outro tipo de siamês que é feito retirando-se uma fileira de cada cubo, o siamês tipo 2.

 

Como construir e montar o Siamês tipo 2

Nesse siamês você retira uma fileira de cada um dos cubos 3x3 e cola um no outro. Para resolvê-lo pode usar as mesmas ideias do siamês do tipo 1. Aqui você tem mais restrições, mas a ideia é basicamente a mesma.

Ensino a construir o siamês tipo 2 e mostro como achei mais simples de resolvê-lo. O último vídeo é um exemplo para tentar fixar melhor as ideias.

 

Como montar o Triamês

Se gostou dos siameses, tente esse agora! No triamês o desafio é um pouco maior. Os cubos das pontas são iguais aos siameses com 2 cubos, mas o cubo do meio dá bem mais trabalho.

Mostro como resolvo o cubo do meio no vídeo (para os cubos das pontas veja o tutorial do Siamês Tipo 1).

 

Como montar um Cubo Mágico com figuras

Você sabe resolver o Cubo Mágico rapidinho, aí seu priminho chega com um cubo cheio de figuras pra criança e fala pra você resolver. E esse cubo que é pra criança você não consegue!

Aqui se a peça central estiver girada, a figura ficará errada! Veja como girar apenas os centros das faces e assim poder ajudar seu priminho.

 

Como montar o Cubo Mágico Sudoku

Conseguiram juntar os dois melhores quebra-cabeças do mundo: Cubo Mágico e Sudoku. Com adesivos numerados você usa os movimentos do cubo para deixar cada face com os números de 1 a 9.

Há vários tipos de cubos sudoku e esse é um dos mais simples. Espero que saiba montar um cubo 3x3 e girar os centros do cubo com figuras.

 

Como montar o Rubik's Clock 

O funcionamento do Clock é bem diferente. Ele é formado por 18 relógios (9 na frente e 9 atrás) com apenas um ponteiro cada. O objetivo é deixar todos os relógios marcando 12 horas.

Acredito que se tentar resolvê-lo sozinho, conseguirá com um pouco de raciocínio. Para quem desistir, mostro uma maneira simples de resolver.

 

Como montar o Giro Mágico Chaveiro 

Pra quem gosta de andar com um quebra-cabeça no bolso, esse é bem portátil. Pequeno e leve, pode ser colocado no chaveiro e é um ótimo passatempo.

Nesse vídeo mostro como pode pensar para arrumar as peças da maneira que quiser, não apenas da maneira que faço no vídeo com uma coluna de cada cor, mas isso vai funcionar para outras configurações também.

 

Como montar o Giro Ball 

Um amigo meu ganhou esse quebra-cabeça de brinde com uma revista que comprou na banca. Já vi muita gente conseguindo resolvê-lo sem ajuda, não é tão difícil, mas precisa pensar um pouco.

Dou algumas dicas de como resolvê-lo para você que não conseguiu sozinho, mas sugiro que tente um pouco sozinho que você tem grandes chances de desenvolver um método próprio.

 

Como montar o Giro Mágico Torre 

Um quebra-cabeça diferente, muito colorido, que é um dos mais simples que já brinquei. Qualquer pessoa, com um pouco de vontade de deixá-lo com as cores todas certas irá conseguir, provavelmente até sem ajuda.

Já vi crianças com menos de 10 anos de idade resolverem sem muita ajuda e pessoas com mais de 60 anos se divertirem arrumando as cores dele.

 

Como montar o Nintendo Ten Billion Barrel

Um amigo tinha esse brinquedo há anos e não brincava com ele, então troquei por um Cubo Mágico, apesar de achar que era simples de resolver.

Foi um dos quebra-cabeças que me deu mais trabalho pra encontrar um jeito de resolver. É preciso pensar muito em alguns momentos, principalmente quando faltam apenas duas cores.

 

Como montar o Elo Maluco (Missing Link) 

Quem lembra desse brinquedo da década de 80? Hoje você consegue comprá-lo usado pela internet, alguns em ótimo estado. Sua solução é mais simples do que a de um Cubo Mágico, mas tem algumas situações difíceis.

Mostro aqui uma forma de resolvê-lo, mostrando principalmente os casos finais onde só falta arrumar uma peça de lugar.

 

Como fazer 26 formas no Rubik's Twist

Não gostava muito desse brinquedo (também chamado de Rubik's Snake), até descobrir várias figuras e animais que dá pra fazer com ele!

Veja 26 coisas que pode fazer com ele como: bola, caracol, tartaruga, elefante, cobra naja, gatinho, flamingo, sapo, cachorro, estrela, cisne, águia, entre outros. Mas há mais possibilidades que você pode descobrir sozinho.

 

Como montar e resolver o Rubik's Magic

O Magic você não embaralha, é mais um brinquedo de coordenação motora. Tente resolvê-lo rápido, já vi vídeos de gente resolvendo em menos de 1 segundo.

Mostro uma forma de resolver, fácil de executar. Depois um jeito mais rápido, que é uma variação do mesmo movimento. Mostro também como chegar na posição inicial se ele estiver embaralhado.

 

Como montar o Rubik's Master Magic

Como no Magic, no Master Magic você não embaralha antes de resolver. Depois de aprender e resolvê-lo, o desafio é resolvê-lo mais rápido, pois verá vídeos por aí com pessoas resolvendo em menos de 2 segundos.

Primeiro mostro um jeito fácil de ensinar e de executar. Depois mostro uma maneira mais rápida de resolver, porém um pouquinho mais complicada.

 

Como deixar uma peça no centro do Resta 1

Desde pequeno tento resolver esse quebra-cabeça sem sucesso, até que me ensinaram uma técnica simples para cumprir o seu objetivo: deixar apenas uma peça bem no centro do tabuleiro.

Depois que enjoar desse é possível encontrar outros tipos de resta 1 similares, com mais peças por exemplo.

 

Como montar o Cubo Mágico 2x2x2 vendado (sem olhar)

Se quiser aprender a resolver o Cubo Mágico sem olhar, pode começar pelo 2x2 sem olhar, pois pode usar isso na hora de resolver os cantos do 3x3.

Como o 2x2 tem apenas 8 peças, é muito mais fácil aprender a resolvê-lo vendado do que aprender a resolver o 3x3 sem olhar. Experimente aprender esse e se gostar pode ir para o 3x3.

 

Como montar o Cubo Mágico 3x3x3 vendado (sem olhar)

Depois de conseguir tempos bem rápidos no 3x3, surgem novos desafios e talvez o mais interessante e impressionante deles é resolver de olhos fechados. É possível e não é tão difícil de aprender!

Fiz alguns exemplos para ajudar no entendimento. Decorar todas as peças é difícil, tente fazer só os cantos, depois só os meios e depois tudo junto.

 

Como montar o Cubo Mágico 4x4x4 vendado (sem olhar)

No método que eu uso para montar o 4x4 vendado, você precisa de poucos algoritmos além dos que você usa no 3x3 vendado. Você deve decorar o mesmo que 3 cubos 3x3, e se você já tentou fazer 3 cubos sem olhar, sabe do que estou falando. Talvez você precise de uma técnica de memorização melhor que a que você usa no 3x3 para resolver o 4x4 sem olhar.

 

Se quiser que eu grave um vídeo, escreva-me dizendo o que gostaria.
Se quiser comprar um cubo profissional, escreva-me: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .