Regras

Regras Interescolar 2013

As equipes

Equipes de no máximo 10 alunos de qualquer escola brasileira de ensino fundamental, médio ou técnico.

O desafio

Cada equipe deverá resolver 50 cubos mágicos no menor tempo possível.

As regras

Os 50 cubos serão fornecidos pelos organizadores do campeonato, mas a escola pode trazer seus próprios cubos, desde que aprovados pela comissão organizadora, seguindo os critérios das regras da WCA. Os juízes embaralharão os 50 cubos usando o TNoodle, programa utilizado nos campeonatos oficiais da Associação Mundial do Cubo Mágico (WCA) e todas as equipes receberão os cubos embaralhados da mesma forma. O cronômetro será fornecido pelos juízes.

Os 50 cubos são colocados sobre uma mesa de aproximadamente um metro quadrado (1m²) e os alunos devem estar a pelo menos um metro (1m) de distância da mesa. Quando o capitão da equipe disser que a equipe está pronta, o juiz autoriza a aproximação do capitão que iniciará o cronômetro e os competidores podem começar a resolver os cubos. Os cubos resolvidos devem ser colocados em 5 fileiras de 10 cubos e quando o 50º cubo é colocado sobre a mesa, o capitão parará o cronômetro.

O tempo é anotado pelo juiz para posterior classificação das equipes. O limite máximo de tempo é de 10 minutos e caso a equipe não termine de resolver todos os cubos nesse tempo, o juiz anotará a quantidade de cubos resolvidos nesse tempo. Todas as equipes terão apenas uma chance para resolver os 50 cubos. Para classificar um cubo como resolvido, serão usadas as regras oficiais da Associação Mundial do Cubo Mágico (WCA), ou seja, para cada cubo que faltar o giro de apenas uma das faces para atingir o estado resolvido, será adicionada uma penalidade de dois segundos no tempo total.

Se o tempo for parado e algum cubo não estiver completamente resolvido (com exceção dos que faltam apenas o giro de uma das faces), a equipe pode escolher um aluno para resolver os cubos que faltarem. O tempo que ele demorar será adicionado ao tempo total, com mais uma penalidade de um minuto.

Se uma peça de um cubo se soltar, a equipe pode recolocar a peça e se no final o cubo tiver uma configuração impossível de se resolver, os competidores podem retirar até quatro peças do cubo e colocá-las no lugar corretamente.

Equipe vencedora

Vence a equipe cujo resultado for o menor tempo, acrescentadas as penalidades, se houver. Se nenhuma equipe resolver os 50 cubos dentro do limite, ganha aquela que resolver o maior número de cubos em 10 minutos.

Premiação

As três escolas melhores colocadas reberão um troféu cada uma, e os alunos da equipe de cada uma dessas escolas receberão medalhas.

 

Apoio:

rainha  

 

Realização:

cinoto  

Comentários   

0 # Marcos Vinicius 06-05-2015 18:25
quero muito participar do torneio por que quero mostrar meu record de 4 segundos e 11 milésimos.
Responder | Responder com citação | Citar

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar