A ideia é sempre competir com você mesmo, mas para ter alguns parâmetros de tempos possíveis de se resolver o cubo, todas as pessoas participam juntas. E, para motivar os cubistas, existem "prêmios" simbólicos para os três primeiros lugares. 

WCA é o órgão que regulamenta e oficializa os campeonatos de cubo mágico pelo mundo. O primeiro campeonato mundial foi em 1982, quando as pessoas que participaram tinham seus métodos próprios, o cubo era recém-lançado e as regras eram diferentes das atuais. Os campeonatos voltaram a acontecer em 2003, quando campeonatos regionais pelo mundo começaram a aparecer. Em 2008, houve 109 campeonatos e, em 2009, foram mais de 150. Os campeonatos mundiais agora acontecem de 2 em 2 anos e o último foi em 2015 no Brasil.

No Brasil, o primeiro campeonato oficial foi em 2007, em Sumaré-SP. Em 2008, tivemos mais um em Uberlândia-MG. Em 2009, foram 4: em janeiro, aconteceu o São Paulo Open, na cidade de São Paulo; em julho tivemos o Brasília Open, na capital do país; em novembro teve o UNESP Open em São José do Rio Preto; e também em novembro aconteceu o UniverCidade Open, na cidade do Rio de Janeiro. Em 2010, aconteceram o ABC Open, em São Bernardo do Campo, o Colégio Cidade Open, no Rio de Janeiro e o SESC/Santos em Santos/SP. 

WF FM magic

Para um campeonato ser oficial e os tempos entrarem para o ranking mundial da WCA, é necessário que haja um delegado da WCA presente, o qual deve se certificar que todas as regras do regulamento oficial sejam cumpridas. No Brasil, temos atualmente 5 delegados oficiais da WCA.

Para se ter uma ideia de como funciona, os cubos são embaralhados aleatoriamente, de acordo com um embaralhamento oficial gerado por um programa de computador. Todos os competidores recebem o cubo embaralhado da mesma forma e isso é feito 5 vezes para cada competidor, cada um com seu próprio cubo. Ao final das 5 tentativas, descartam-se o melhor e o pior tempo e calcula-se a média dos 3 tempos restantes. Quem tiver a menor média é o campeão daquela modalidade. O próprio competidor cronometra seu tempo e ele tem direito a 15 segundos para inspecionar o cubo antes de disparar o cronômetro. Assista ao vídeo demonstrativo das regras oficiais.

Atualmente, existem 18 modalidades oficiais, todas incluídas no regulamento:
- Cubos: 2x2x2, 3x3x3, 4x4x4, 5x5x5, 6x6x6, 7x7x7;
- Variações do 3x3x3: 3x3x3 com uma mão (OH), 3x3x3 com os pés (WF), 3x3x3 em menos movimentos (FM);
- Outros quebra-cabeças: Clock, Megaminx, Pyraminx, Skewb, Square-1;
- Modalidades vendado: 3x3x3 vendado (BLD), 3x3x3 multi-vendado (multi BLD), 4x4x4 vendado, 5x5x5 vendado.

O clima das competições em que estive presente, no Brasil e no exterior, é muito agradável. Todos se divertem e torcem pelos outros competidores, trocam ideias de algoritmos, fazem brincadeiras com modalidades não oficiais como em dupla (team solve), vendado em dupla (team blind), 2x2x2 vendado, speed pen, corridas, mirror blocks, void cube... Só participando de um campeonato para saber como é organizado, profissional, estimulante e educativo.

Participem dos campeonatos e conheçam mais sobre a sua organização! Se quiser organizar um campeonato, pode entrar em contato comigo para tirar suas dúvidas. Nos encontramos em algum campeonato por aí!

Megaminx Cubo mágico vendado Rubik's Clock

Se quiser comprar um cubo profissional, escreva-me: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .