Montar Cubo Mágico - Apenas 2 fórmulas: 1ª camada

Fácil 

2) Um relógio adianta 3 minutos pela manhã e atrasa 2 minutos à noite. Se este relógio for acertado no início da manhã do dia 18 de março, em que momento estará adiantado 5 minutos? 

Resolução:

Esse problema tem uma pegadinha. Como o relógio adianta 3 minutos pela manhã e atrasa dois à noite, podemos concluir que ele adianta 1 minuto por dia, ou seja, em 5 dias ele adiantará 5 minutos, o que nos levaria a responder que ele estará adiantado no final do dia 22 de março, pois adiantou 1 minuto a cada dia, incluindo o dia 18 (18, 19, 20, 21 e 22).

O problema é que essa não é a primeira vez que o relógio está adiantado após acertarmos ele no dia 18. Se fizermos passo a passo fica mais fácil de vermos isso.

No início da manhã do dia 18 acertamos o relógio e assim ele não está adiantado nenhum minuto. Ao final da manhã ele já adiantou 3 minutos. No início da manhã seguinte, ele terá atrasado 2 minutos. Então vou escrever o início e fim de cada manhã, sendo que cada manhã sempre inicia com dois minutos a menos do fim da manhã passada, pois à noite ele atrasa 2 minutos:

início da manhã do dia 18 = 0 minutos adiantado

fim da manhã do dia 18 = 3 minutos adiantados

 

início da manhã do dia 19 = 1 minutos adiantado

fim da manhã do dia 19 = 4 minutos adiantados

 

início da manhã do dia 20 = 2 minutos adiantado

fim da manhã do dia 20 = 5 minutos adiantados!

 

Assim, logo no final da manhã do dia 20 ele estará adiantado 5 minutos! Depois ele volta a atrasar e no final da noite do dia 20 ele estará adiantado apenas 3 minutos. Mas o problema não perguntou "ao final de que noite ele estará adiantado 5 minutos?" ele perguntou apenas "em que momento estará adiantado 5 minutos?"

Resposta: Ao final da manhã do dia 20 de março.